top of page

Trilhos de Cavanilles-La Cortada-Muela- Cortes de Pallás - Rio Júcar Valência.

  • Foto do escritor: Zezinhapelomundo
    Zezinhapelomundo
  • 25 de jun. de 2020
  • 3 min de leitura

Atualizado: 26 de jun. de 2020


Foto: el Pí de la Cortá, uma árvore que teima em sobreviver agarrada às rochas do escarpado.💪


Dia de São João.


Os planos para o dia de São João: fazer mais um dos trilhos da Comunidade Valenciana.

O Trilho de Cavanilles, la Cortada e Albufeira do rio Jucar.


Um sitio único, que fica a uma hora de Valencia, na localidade de Cortes de Pallás, uma povoação completamente dominada e cercada por montanhas. Ao norte fica a Sierra Martés, com o seu pico a 1085 metros acima do nível do mar e um vértice geodésico espectacular, sendo o ponto mais alto do município.


A sua parte central é dominada pela Muela de Albéitar e a sul, a Muela de Cortes. Esta serra em 1973 foi declarada Couto Nacional de Caça. O nome muela vem do semelhança com um dente molar.

Foto. Aldeia Cortes de Pallás.


Temos como exlibris destas vistas espetaculares o rio Júcar, o maior rio da Comunidade Valenciana atravessando o território através de um cânion antes de chegar ao mediterrâneo.

Foto: Vistas desde a Cortada de la Muela, río Júcar e Cortes de Pallás.


As suas águas enchem a albufeira mas também são canalizadas para encher um reservatório que se encontra no topo da montanha através de umas enormes condutas.

Aproveitando o excesso de energia produzida pela Central Nuclear de Cofrentes nas horas de menos consumo de electricidade, bombeiam água para o reservatório e utilizam-na para aumentar a produção em horas de maior consumo de energía.

Foto: reservatório de la Muela Cortes. origem da foto online grátis.


Trilho SL 13:


É um Trilho bem sinalizado identificado como SLV-13 Cavanilles, com uma subida à "la Muela de Cortes" e com vistas espetaculares sobre o vale do Júcar.

É um caminho com história e foi um lugar de certa importância durante a época muçulmana. A subida faz-se em trilho todo empedrado de laje natural ou calçada. Um verdadeiro deleite para os sentidos.

É um trilho circular de aproximadamente 8,5 km com uma dificuldade média e faz-se mais ou menos em 3 horas.

É um trilho que começa em ascensão na aldeia Cortes de Pallás, saindo do estacionamento à entrada da povoação, seguindo o ribeiro Arroyo de Cortes uns cem metros e virando à esquerda na estrada de alcatrão, encontra-se a placa da"senda de La Cortá o de Cavanilles." a antiga via Romana feita de pedras, que vai direito a Cortada da Muela.

Foto: Riacho de "Arroyo de Cortes"


Pontos de interesse:


Destacam-se durante o percurso vários pontos de interesse: Como Muela de Cortes de Pallás a Reserva Nacional de Caça e mesmo no topo da montanha temos um enorme reservatório de acumulação de água, ja a descer podemos ver La Ventana del Águila, a gruta da Moura, as lindas cascadas, a Cueva el Tejedor o Barranco de la Barbulla, e el Corbinet e o seu salto, sem deixar de frisar as várias piscinas naturais ao longo deste Arroyo de Cortes. Aqui pratica-se a escalada e o rapel.

Durante o percurso podemos observar a diversidade da fauna e com um pouco de sorte podemo-nos cruzar com algum animal da Reserva de caça.

Cascada El Corbinet.


Pode acontecer que estas cascadas em meses de seca ou em Agosto não tenham água .

Ventana del Aguila.


Mesmo sem grande dificuldade para descer o"el Paso de La Franca" na passagem mais técnica está equipado com uma corrente-corrimão para nos sentirmos mais seguros e junta um pouco mais aventura. Gostei 😋

Foto: el paso de la franca


Como Chegar:


Nós saímos de Port Saplaya. Para quem sai de Valência Cidade a Cortes de Pallás: autopista A-3, para Buñol e Macastre a ( CV-425) na direção a El Oro, desde aqui seguimos pela CV-428 até Cortes de Pallás, estrada muito divertida com muitas curvas. ⚠ 😜

Deixamos o carro mesmo na entrada da aldeia num estacionamento público e gratuito.👏


Mais fotos: slideshow.

Um trilho sem dúvida muito bem marcado, distâncias e desníveis médios, de uma impressionante beleza e maravilhosas vistas. Muito, mas muito recomendável.


Não deixem de o fazer, se poderem...


O Nosso Percurso carregue aqui👌e meta o seu 👍





Comments


maria insta_edited
IMG_0703_edited
IMG_0920
caminhos de btt
IMG_9677
Bemvindos!

Olá! Eu sou Zezinha. Mulher forte de espírito e uma feliz avó de dois meninos lindos. Adoro viajar, conversa, partilhar tudo o que eu acho interessante e estou casada com o meu próprio Indiana Jones, António. A minha paixão é a vida e o meu lema: Nunca é tarde demais!

 

Queres ser o primeiro em receber as novidades?

bottom of page