Receita de Caviar de Alcachofra.
- Zezinhapelomundo
- 4 de jun. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 6 de jun. de 2020
A alcachofra é um vegetal que pertence à família das asteraceae, família dos cardos, com mais de mil géneros e mais de 20.000 espécies, das quais muito poucas são cultivadas.
Esta família é caracterizada pelo fato das suas flores serem compostas pela fusão de centenas de pequenas flores.
Hoje, o cultivo de alcachofra está concentrado principalmente nos Países ao longo do Mediterrâneo. Itália, Espanha e França são os principais produtores europeus de alcachofra.
Ela tem imensas utilizações em receitas mas ainda pouco conhecidas em Portugal.

Adoro esta planta por tudo que ela é, pelo sabor, pela flor, pela forma e pelas suas propriedades medicinais.
Certo dia decidi plantar alcachofras na minha horta e como ela não é muito conhecida no Ribatejo, os meus vizinhos sentiram-se muito curiosos quando viram esta planta e quiseram saber como é que eu a utilizava na culinária.
Então decidi que teria de publicar mais tarde ou mais cedo uma das minhas receitas, o caviar de alcachofra que aprendi a fazer com uma família judia quando vivia no Canadá.

Este caviar é um excelente aperitivo, pode ser servido com tostas ou simplesmente barrado na baguette. Eu gosto de comer com baguete fresca ou torrada.
O caviar de alcachofra é uma receita "gourmet" com um sabor muito refinado que se pode servir como entrada em festas e ocasiões especiais em "canapés" ou mesmo barrar no pão levar para festas ou reuniões de trabalho ou mesmo para festas em casa de amigos, seguramente os surpreenderá com esta receita.
Preparação:
Com uma faca retirar as folhas de fora que pode ser de 3 ou 4 camadas de folhas dependendo do tamanho.

Ao cozinhar as alcachofras, devemos evitar coze-las muito tempo, 10 minutos é o suficiente para que o paladar e a textura não se alterem. Juntamos um pouco de sumo de limão e pouco de farinha à água da cozedura para que fiquem mais tenras.
Os corações já cozidos e limpos das folhas.

Ingredientes 6 pessoas:
. 1 Kg de alcachofra fresca.
. 2 dentes de alho.
. sumo de um limão.
. 2 colheres sopa de salsa.
. azeite extra virgem quanto basta.
. sal e pimenta qb.
. colorau para decorar.
Preparação:
Após arranjarmos as alcachofras como acima menciono, mistura-se tudo no copo do liquidificador e faça-se uma pasta fina. Se acharmos que a mistura está muito grossa coloque-se um pouco mais de azeite ou mais limão. Toque final com colorau.

BOM APETITE.......
PS... Também se preferirem podem usar alcachofras em conserva que se encontra á venda nos supermercados.
Um pouco de história e tradições sobre a alcachofra.
Nos tempos que correm já se perderam muitas das tradições de antigamente e esta que vos vou contar é uma delas:
Quando eu era jovem todas as raparigas na idade de namorar iam na noite de São João saltar à fogueira por três vezes, cada uma com a sua alcachofra em flor. Depois a alcachofra era passada pelas chamas da fogueira de rosmaninho, lançada ao ar outras tantas vezes,😁 e ao mesmo tempo era proferida a seguinte exclamação: «Alcachofra de São João meu amor gosta de mim ou não?».❤
No final do serão as alcachofras queimadas era colocadas no beiral do telhado onde ficavam o resto da noite apanhando o relento da noite.
Na manhã seguinte cada moça ia buscar a sua alcachofra para ver se tinha florido de novo, isto é, se tivesse florido de novo era sinal de que o namorado lhe era fiel 💘💘, ficavam então muito contentes e iam logo mostrar a sua Alcachofra às outras. Caso não acontecesse já podem imaginar o que se passava. 💔😪 . A minha floria sempre. 💃💖
Comments