top of page

A Figueira-da-índia e a Minha compota.

  • Foto do escritor: Zezinhapelomundo
    Zezinhapelomundo
  • 27 de mai. de 2020
  • 2 min de leitura

A figueira-da-índia ou piteira (Opuntia Ficus-indica)

Foi introduzido na Europa por Cristóvão Colombo em 1515, cresce em regiões semi-áridas e é nativa do México central, cultivada e utilizada pelo povo Asteca.

Em Portugal esta planta foi ignorada durante muitos anos, crescem em estado selvagem e era utilizado pelos proprietários para delimitar as seus terrenos e também servia de alimento para os porcos.

Foi em Portugal,Sesimbra, que em 2009 foi feita a primeira plantação ordenada da piteira para produção. Hoje é o distrito do Algarve o que conta com maior área plantada.


Sendo os maiores produtores mundiais deste fruto o México, Itália, África do Sul e Espanha.


Caraterísticas :

Dá um fruto de forma oval de polpa suculenta e de sabor doce, contêm pequenas sementes duras no interior e pela parte de fora está coberto de espinhos muito pequenos.



Atribuem-se ao figo-da-índia muitas propriedades umas das quais por ser rico em hidratos de carbono complexos, compostos fenólicos, carotenoides, vitaminas C e E, glutationa e ácidos poli-insaturados.

Com propriedades medicinais antioxidantes, cicatrizantes, diuréticas e gastroprotector e também é usado para diabetes tipo 2, colesterol alto, obesidade, ressaca depois da noitada entre amigos, colite, diarréia, combater infecções virais, e hipertrofia prostática benigna (BPH)


Colheita e Preparação:


Os figos devem de ser apanhados bem maduros. Quando estão com a cor alaranjada estão no ponto de maturação.


Como os frutos são delicados e tem muitos espinhos temos que ter o máximo cuidado na hora de os apanhar. Esta é a parte mais chata mas vale a pena no fim.😎


Obrigatoriamente temos que usar luvas e das mais resistentes, porque as normais que usamos no dia a dia deixam passar os espinhos e tendo sempre o cuidado de não tocar nos figos com as mãos desprotegidas.


Os pequeníssimos espinhos dos frutos são removidos com uma faca, depois de todos bem retirados são lavados por várias águas, só no fim de se certificar que não ficou nenhum é que se pode descascar para consumo.


PS. Pode comprar os figos no supermercado já vêm limpos dos espinhos.

Eu prefiro apanhar na natureza, faz-me relembrar a minha meninice .❤


A minha receita :


. 1 kg de figos.

. 800 g de açúcar moreno.

. 2 casca de limão.

. 1 pau de canela.

. sumo de um limão qb.


Preparação:

1. Descasca-se corta-se ás rodelas mete-se num tacho em camadas, intercalando com o açúcar louro e deixa-se descansar o preparado durante 12 horas no frigorifico.


2. Depois leve ao lume brando até que os figos estejam desfeitos, passe pelo "passe-vite" para retirar o excesso de sementes, leve novamente ao lume brando até ferver e fazer o ponto estrada.

Coloque o doce em frascos previamente esterilizados.


Está pronto a comer ou guardar para os dias inverno para se deliciar à frente da Lareira.☕

O Meu vídeo.

Espero que gostem, é um vídeo um pouco amador. Estou em processo de aprendizagem.😊

Bom Apetite!!! ❤

Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa.....


Comments


maria insta_edited
IMG_0703_edited
IMG_0920
caminhos de btt
IMG_9677
Bemvindos!

Olá! Eu sou Zezinha. Mulher forte de espírito e uma feliz avó de dois meninos lindos. Adoro viajar, conversa, partilhar tudo o que eu acho interessante e estou casada com o meu próprio Indiana Jones, António. A minha paixão é a vida e o meu lema: Nunca é tarde demais!

 

Queres ser o primeiro em receber as novidades?

bottom of page