O Berço do Budismo, Luoyang e as Grutas Longmen.
- Zezinhapelomundo
- 23 de mai. de 2020
- 4 min de leitura
Luoyang tem cerca de 1 489 000 habitantes e foi capital da China desde 943 ac até 1932 e fica localizada nas margens do Rio Yi na província de Henan.
Em 493 dC, o imperador Xiaowen, da dinastia Wei do norte, mudou a capital de Datong para Luoyang e começou a construir as Grutas Longmen. A região é considerada sagrada desde que o budismo se espalhou da Índia para a China, recebendo o status de Patrimônio Mundial da UNESCO no Ano 2000.

Existem três grandes grutas budistas na China, uma das quais está localizada a 13 km de Luoyang são as: Grutas de Longmen situam-se entre duas montanhas separadas pelo Rio Yi.
Existem cerca de 2.345 grutas e nichos esculpidos na falésia que se estendem por mais de 1 km, com mais de 100 000 estátuas de budas esculpidas na rocha, umas gigantes e outras mal se vêm de pequenas que são.

Esta foto foi tirada antes da abertura para a visita.
O Templo Fengxian é a maior e mais impressionante área das grutas, tem uma estátua maciça do Buda Vairocana com mais de 17 metros de altura sentado sobre uma flor de lótus.
Senti-me muito pequena perante estas obras.

Melhor altura para visitar:
Tudo depende de cada pessoa, mas o meu conselho é evitar feriados nacionais. Isto é uma regra de ouro ao aproximarmos-nos de qualquer lugar turístico deste país.
Sempre que há um feriado nacional é quando o povo chinês aproveita para tirar férias e podem ser milhares ao mesmo tempo a visitar estes sítios turísticos.
Também é importante escolher bem a época do ano. Nós fomos no Verão e fazia um calor abrasador com um factor de humidade muito elevado, portanto, os meses de Março, Abril, Maio e Junho serão os mais apropriados.

Fila para entrar, o melhor é ir muito cedo, quero dizer; chegar 30 minutos antes da abertura para evitar os grupos que chegam antes das 10 am.
Como Chegar:
O melhor e mais prático é encontrar um hotel ou alojamento local na cidade de Luoyang já que é a cidade mais próximas das grutas.
Nós ficamos três dias e vale a pena porque tem outros pontos de interesse turístico que queríamos visitar para além das Grutas de Longmen, temos o Templo Shaolin, sim o unico, e o Templo do Cavalo Branco."que falarei deles noutro post".
De qualquer parte de Luoyang é fácil chegar aos sítios mais turísticos.
O mais barato é sempre o autocarro que custa à volta de 1 y 2 yuanes (0,12 0,15) euros.
Por ser um sítio muito turístico normalmente as paragens tem escrito em Inglês o destino e números dos autocarros, este são os que vão até às grutas: (K53, K60, K67, K99). Também existem os táxis ou os tours turísticos.
A estação comboio de Luoyang Longmen é a que fica mais perto das grutas, as uns 7 km.
Foi a partir desta estação que apanhamos um táxi que nos levou mesmo até a entrada e que nos custou mais ou menos 3 euros. Como éramos quatro pessoas, o que ainda é melhor se formos várias pessoas, foi o mais rápido e ficou mais barato.
Nunca se esqueça de pedir para ativar o taxímetro para não ter surpresas, nós não tivemos nenhum tipo de problema durante a nossa visita de 14 dias à China.
Como se costuma dizer "o seguro morreu de velho"

A visita completa pode levar 4 horas para poder ver todos os detalhes das grutas.
A visita consiste em duas partes: A primeira fica na margem oeste do rio onde se encontra a entrada principal das grutas e as mais bem preservadas de Longmen.
A segunda parte é na outra margem, com menos interesse no meu ver, e tem um mini museu, um túmulo e um templo. O mais bonito da segunda parte é que se tem uma perspectiva das vista das grutas da outra margem.

Preço e horários:
O preço da entrada é de 100 yuan=13 euros e estão incluidos as grutas e os espaços da montanha Xiangshan y Longmenshan, a ida ao templo Xiangshan e ao jardim do poeta Bai Juyi.
A entrada é gratuita para crianças de menos de 6 anos.
O horário de abertura do recinto varia da época.
Do 1 de Fevereiro a 31 de março: das 08:00 as 18:00.
Do 1 de abril a 7 de outubro: das 08:00 as 18:30.
Do 8 a 31 de outubro: das 08:00 as 18:00.
Do 1 de novembro a 31 de janeiro. das 8.00 as 17.00.
Meus conselhos:
Recordamos que a Google está bloqueada na China. Uma grande ajuda para viajar pela China sem muitas complicações são as aplicações Amap "mapas chinês" e Dear Translate. "tradutor da Google"
Se não estiver muito à vontade com as tecnologias, pode sempre levar todos os mapas e informação imprimidos por dias e os sítios a visitar.
Andar sempre com água engarrafada, calçado confortável para fazer grandes caminhadas, chapéu e óculos de sol e se forem no Verão uma toalha para limpar o suor :)

Jardim de Bai (Bai Garden)

Nascemos sem pedir morremos sem querer, aproveita o intervalo para fazer a viagem com que sempre sonhaste!
Comments