top of page

Caminho de Torres Torres a Caudiel, a minha primeira etapa da vía verde "Ojos Negros"

  • zezinhapelomundo
  • 20 de set. de 2017
  • 2 min de leitura

Atualizado: 27 de jun. de 2020


Hoje vou partilhar a minha primeira etapa de bicicleta pela a vía Verde de Ojos Negros, também conhecida como Vía Mineira, é uma via verde que parte da cidade de Ojos Negros, na província de Teruel, em Aragão e termina em Sagunto, província de Valência, na Comunidade Valenciana.

Esta via também conhecida por via mineira, foi construída para servir as minas de carvão dos Ojos Negros que transportavam o carvão até ao Porto de Sagunto.

O Caminho da via verde dos Olhos Negros entre Teruel e a costa valenciana é por enquanto o ''Greenway'' mais longo da Espanha com uma distância de 160 km.

O nosso percurso foi de Torres Torres a Caudiel. Este trilho percorre uma parte da vía dos "Ojos Negros" que une as duas localidades.

Um percurso de 40 km que segue a maior parte pelo o antigo caminho ferroviário.

Tipo de trilho:

Um trilho de dificuldade moderada a fácil "tirando a distancia"por isso adaptado a todo o tipo de pessoas. Está muito bem assinalado.

Nós fizemos uma viagem de ida e volta para aproveitar mais a paisagem que nos deu um total de 81 km.

Para aqueles que acham muitos quilômetros para um só dia podem voltar de comboio Linha C 5 renfer.

Atravesamos vários e longos túneis, típicos deste tipo de trilhos que estão iluminados mesmo assim temos que levar luzes de presença e ter muita precaução porque encontramos grandes grupos de ciclista, e pessoas que fazem este caminho a pé.

Pontos de interesse:


No caminho de volta fizemos uma paragem para visitar a cidade de Jerica:cidade de origem árabe cujo o seu nome significa (declive).

Cidade muito típica e simpática. A nosso visita coincidiu com a festa da padroeira de Jerica que lhe chamam a "pastora" as ruas estavam muito bem decoradas com painéis de tricô muito originais.

Também se pode fazer uma visita com a entrada gratuita 'a Torre Mudéjar que predomina sobre a paisagem de Jerica, com cinco campânulas que os campanários tocam cada 15 minutes. (muito barulho mas não deixa de ser interessante de ver e ouvir)

HORARIO

Sexta a Domingo

18:00 - 20:00


Onde Comer

Nós levamos comida e água mas podem comer em Caudiel : Chegando à entrada temos um parque de merendas do lado direito, logo a 50 metros há uma fonte, e do lado esquerdo está o Restaurante Bar Via VERDE.

Se for um grupo muito grande será melhor reservar. Está aberto todos os dias da semana das 8h às 17h, salvo, segundas feiras que está fechado.

Estava um dia excelente para fazer esta volta, temperatura impecável, sem vento nem frio.

Trilho muito relaxante, bom para fazer em grupo ou sozinho.


Fica aqui um vídeo do percurso para terem uma ideia como é esta parte do trilho.

Logo lhes contarei a próxima etapa que vai ser de Caudiel.


Bom passeio e até a próxima!

Liberdade é:

Saborear uma volta em bicicleta sem fazer corridas com ninguém, apenas pedalar ao nosso ritmo...

Comments


maria insta_edited
IMG_0703_edited
IMG_0920
caminhos de btt
IMG_9677
Bemvindos!

Olá! Eu sou Zezinha. Mulher forte de espírito e uma feliz avó de dois meninos lindos. Adoro viajar, conversa, partilhar tudo o que eu acho interessante e estou casada com o meu próprio Indiana Jones, António. A minha paixão é a vida e o meu lema: Nunca é tarde demais!

 

Queres ser o primeiro em receber as novidades?

bottom of page