top of page

2 dias em Picos da Europa, Mogrovejo, Potes, Mosteiro de Santo Toribio de Liébana

  • Foto do escritor: Zezinhapelomundo
    Zezinhapelomundo
  • 17 de jan. de 2020
  • 3 min de leitura

Atualizado: 23 de mai. de 2020

Quando fazemos uma viagem pelos Picos da Europa é quase impossível não prolongarmos a estadia por mais uns dias para visitar as maravilhosas aldeias e paisagens que encontras pelo caminho.


fotos slideshow:

Depois dos Picos da Europa e Fuente Dé, seguimos para a aldeia de Mogrovejo

É uma pequena aldeia muito típica que fica situada no concelho de Camaleño (Cantabria, España) a 460 m de altitude e fica entre Potes e Fuente de Dé.


Com apenas 76 habitantes, mantém um conjunto importante de casas típicas lebaniega e alguns edifícios antigos como a destacada torre medieval de Pedro Ruiz do final do século XIII.

Para além da torre, também se conservam a igreja, provavelmente do XVII, e algumas casas entre as quais se destaca a de Vicente de Celis, do século XVI que hoje serve de escola de arte e centro de interpretação.


Um povo muito simpático e acolhedor com os turistas, nós tivemos a sorte de encontra o Vicente, veterinário de profissão, reformado e um amante de animais.

Falamos com ele durante algum tempo onde nos contou um pouco da história da sua aldeia. "também nos disse que um dia se deixasse Mogrovejo iria viver para Lisboa"

fotos slideshow:

Como chegar:

Na mesma estrada de Potes a Fuente Dé ,existe um desvio que nos leva directamente à aldeia da "Heidi e Pedro".


Para quem vai de carro tem que ter cuidado porque os ganadeiros pelas manhãs fazem descer os animais para as pastagens e pelas tardes dirigem-nos pela serra acima.


Curiosidades:

Mogrovejo foi a famosa aldeia onde foi filmada a famosa séria da Heidi e Pedro.


fotos slideshow:

Que podemos ver em Potes num dia:

Estando nós já no coração do vale de Liébana permitiu-nos chegar a muitos sítios bonitos e importantes desta região da Cantábria em muito pouco tempo.


De Mogrovejo seguimos para Potes, uma vila onde podemos passear e perder-nos nas suas ruas estreitas e medievais, o que nos leva a outra época, especialmente quando passeamos pelas pontes de San Cayetano e de la Cárcel.


Construídas onde se juntam os rios Deva e o seu afluente Quiviesa que atravessam Potes.

Um pouco da sua história:

Não existem vestígios de antiguidade nesta aldeia de Potes, muito embora os historiadores suponham que ela tenha sido povoada na pré-história porque existem restos noutros lugares de Liébana. Pensam que os Concanos poderiam ter sido os primeiros habitantes em tempos pré-romanos.

Tendo este local sido repovoado na época de Alfonso I das Astúrias, a primeira menção é do ano 847. Em 947, menciona-se a igreja de San Vicente que dependia do Mosteiro de Santo Toríbio.


Onde comer:


Nós queríamos provar um prato típico de carne lebaniega, depois de passar pela porta de vários restaurantes decidimos entrar no El cenador del Capitán .

Cozinha tradicional e muito boa a preços aceitáveis.


aconselho a fazer reserva

Calle de Cervantes, 2, 39570 Potes

Telefone 0034 628 152 509

fotos slideshow:

Obviamente, como no podia ser de outra forma, o destino seguinte foi Mosteiro de Santo Toribio de Liébana, um dos objetivos de quase todo peregrino é passar por este maravilhoso mosteiro.

Pouco de sua História:


È um impressionante mosteiro Franciscano localizado no município de Camaleño e a 3 km de Potes, que data dos finais do século XIII e XVIII.


Com a sua igreja e capela do estilo Gótico e Barroco, onde estão guardadas várias obras do Beato de Liébana, bem como uma relíquia do (Lignum Crucis) o maior pedaço conhecido da cruz onde morreu Jesus Cristo ( segundo conta a história é o pedaço da Cruz da mão esquerda) .

Essa relíquia pode-se ver com toda a sua celebração e ostentação quando a porta do perdão se abre, isso no início de cada ano do Jubileu Lebaniego para receber os peregrinos.

Isso ocorre nos anos em que 16 de abril (Festa de Santo Toríbio) cai num domingo.

O último Jubileu foi em 2017, O próximo será em 2023. Evento excepcional de interesse público.


Se gosta de caminhar pode aproveitar para fazer a caminhada pela montanha e visitar as várias ermidas de Santa Catalina, San Miguel e la Cueva Santa.

E também encontra os vestígios de vários abrigos de monges.

Sem falar do magnífico miradouro com as maravilhosas vistas para os Picos da Europa.

Como chegar :


Estando em Potes existe um caminho pedestres que começa perto do cruzamento da CA-885 e CA-185, Potes.

A caminhada tem uma extensão de 2,6 quilômetros.


Recomendo dar uma vista de olhos na temperatura e levar calçado e roupa adequada para a ocasião e época, água e alguma comida.


Onde comer:


Potes é uma ótima opção para ficar, possui diversos restaurantes como: El cenador del Capitán ( aconselho a provar o Cocido Lebaniego, prato típico.


Fotos slideshow:

Aqui terminam os dois dia de passeio, mas não necessariamente a viagem, depois conto mais...









Comments


maria insta_edited
IMG_0703_edited
IMG_0920
caminhos de btt
IMG_9677
Bemvindos!

Olá! Eu sou Zezinha. Mulher forte de espírito e uma feliz avó de dois meninos lindos. Adoro viajar, conversa, partilhar tudo o que eu acho interessante e estou casada com o meu próprio Indiana Jones, António. A minha paixão é a vida e o meu lema: Nunca é tarde demais!

 

Queres ser o primeiro em receber as novidades?

bottom of page