Viagem no tempo e memórias da minha infância.
- Zezinhapelomundo
- 17 de fev. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 27 de jun. de 2020
O que vou descrever neste "post" é exatamente o que eu senti quando entrei neste museu casa D'Avó em Gouveia, a viagem ao passado, à minha infância.

A nossa viagem do fim do ano 2019 foi pelo Norte de Portugal e uma das paragens que foi bastante rápida foi em Gouveia. Vale a pena visitar com tempo pois é uma Cidade linda e com grande história.
Ao passear pelas ruelas por detrás da igreja encontramos uma sem saída com umas casinhas antigas e típicas e que tinha um placa a dizer: visite a casa museu D'avó entrada grátis.
Ok! vamos lá ver do que se trata, pois a casa vista da estrada é só uma casa típica.
Quando lá entrei fiquei encantada como que vi, por isso tenho que contar e dar a conhecer este lugar encantador.
O museu da casa D'avó e a sua história:
Peço desde já desculpa se me escapou algum detalhe porque cheguei a uma altura da visita e comecei a viajar para o meu tempo de criança ao ver tantas peças idênticas às que tinha visto em casa dos meus avós e meus pais, como a braseira a carvão que tantas história me recorda de noites de serão à braseira.
O nome do seu fundador é o Sr. João Bernardo, sapateiro de profissão, e ele conta a sua história com muito amor e orgulho. Esta foi a casa da sua avó e depois de ela ter partir ele instalou aí o seu negócio de sapateiro.
Entretanto entrou na reforma com o seu sonho de abrir a casa museu com as peças antigas que pertenciam à sua avó. Assim, ele poderia guardar e mostrar a gerações futuras todos os objetos ligados às suas memórias .
Ao mesmo tempo também pretendia mostrar e criar uma amostra dos utensílios do dia a dia que eram utilizados na região Serrana.

Contou também que a casa estava muito velhinha e a cair e pediu ao proprietário se podia fazer obras de melhoramento. A resposta foi afirmativa e ele ficou muito contente. Para as obras, havia o problema do dinheiro necessário.
Pensou em arranjar sócios e amigos para poder angariar fundos. As obras realizou-as ele mesmo aos poucos e poucos.

O museu era só numa da parte casa inicialmente. O Sr. João começou a pedir às pessoas peças antigas para compor o museu e as ofertas foram tantas que ele já não sabia o que fazer com elas. Ele não tinha mais espaço e então teve que alargar o museu ao resto das salas da casa e assim nasceu este museu. O Museu Casa D'Avó foi inaugurado a 18 Dezembro 2016 e atualmente tem 160 sócios.

Para além de nos deliciarmos com as centenas de peças antigas ainda podemos aproveitar para tomar qualquer coisa no café do museu e ouvindo as histórias das peças e das pessoas a quem pertencera essas peças que se encontram no museu.
Eu bebi a melhor ginginha de Portugal até agora, feita pelo próprio Sr.João. Pessoalmente,
melhor que a "famosa de Óbidos".
Pode também passar um bom momento na biblioteca a ler alguns dos livros renomados e antigos pois está aberta ao público para leitura no local.
Para além disto tudo também se realizam na taberna encontros, festas e noite de fados acompanhado de bons petiscos e vinho da zona.
Fotos slideshow.
Deixo o vídeo de uma de muitas peça que o Sr. João tem mais orgulho de ter no seu museu.
Visitar este museu é relembrar os momentos com os nossos antepassados e mostrar às futuras gerações como se vivia no século passado antes das tecnologias digitais.
A não perder a visita a este museu. Fez-me voltar à minha infância com muita saudade.
Horário: Terça a Domingo.
Entrada gratuita. Pode deixar um contributo,
Comentarios