top of page

Día 1 na Noruega: Vistas a perder de vista no cume de Gaustatoppen

  • zezinhapelomundo
  • 18 de set. de 2017
  • 3 min de leitura

Atualizado: 14 de nov. de 2019


Gaustatoppen, a montanha mais alta do condado de Telemark na Noruega fica no município de Tinn e Hjartdal e muitos afirmam ser a montanha mais bonita da Noruega, com torres majestosas acima da cidade de Rjukan a uma altitude de 1.883 metros.

Cerca de 30 mil pessoas vão ao topo desta montanha todos os anos para apreciar as vistas e em dias de céu limpo é possível avistar até 1/6 parte do território Noruego e a fronteira de Suécia. Uma excursão que que vale a pena fazer e apta para qualquer adulto saudável e criança a partir de 9 anos.

Chegada a Oslo e carro de aluger

A nossa chegada ao aeroporto de Oslo foi sobre as 19h. Logo depois de aterrar fomos buscar o carro que ja estava reservado na Budget através da Kayak.com. O serviço da Budget é muito rápido e o levantamento do carro se faz no balcão que fica no estacionamento do aeroporto. Nao se esqueçam que é necesario entregar um cartao de credito para pagar e para eles bloquearem o deposito que é logo devolvido se o este for entregue nas mesmas condiçoes e sem riscos.

É importante ter em conta que, igual que em Portugal, existem portagens que pagar em certas zonas. Mas não se preocupem que as portagens sao tipo via verde que gravam a matrícula automaticamente e sao pagas na entrega do carro.

Como chegar até o ponto de partida de Gaustatoppen

Aí vamos nós direção Gaustatoppen. Uma vez preparados para sair do aeroporto, a nossa primeira paragem foi para procurar um supermercado e fazer a primeira compra. Como ja falamos no post anterior sobre que levar na mochila, é possível encontrar vários supermercados perto do aeroporto mas uns sao mais caros que outros. No nosso caso encontramos o COOP que fechava às 21:30. Haviam outras opções mais perto e baratas que nesse momento desconheciamos. Compramos o abastecimento para o dia a seguir e a botija e fogareiro a gás.

A nossa segunda paragem estava prevista ser na base da montanha Gaustatoppen mas como podem ver pelo mapa, nao chegamos a encontrar o lugar exato onde acampar e como estava escuro, procuramos um sítio perto da estrada que tínhamos que seguir no outro dia para nao nos desviarmos muito da nossa rota. O campismo livre e grátis mas se preferirem ficar num parque de campismo perto encontrará várias opções.

Acordamos com muito frio as 4:00 am para tomar o pequeno almoço, mas rapidamente entendemos que a razão de esse frio era porque tínhamos acampado mesmo ao lado de um lago. Foi então quando vimos a nossa primeira paisagem, um lago rodeado de nevoeiro e simplesmente maravilhoso.

Tomamos o primeiro pequeno almoço da nossa aventura que foi um cafe quentinho e sandes que tínhamos levado de casa. Arrumamos tudo e bora la que temos que seguir rota na direçao de Gaustatoppen.

Ponto de saída para começar o trilho a Gaustatoppen

O ponto de partida para este trilho é desde o estacionamento de Stavsro, a 16 km a sudeste do centro de Rjukan. Siga para o leste na estrada 37 por 5 km. Vire à direita por Dale. Siga o sinal para "Tuddal". Dirija aproximadamente 11 km. O lugar ideal para acampar e que procurávamos seria ao lado deste lago.Que só o encontramos ao dia a seguir : que haviam várias pessoas acampadas. O estacionamento custa 100NK (10€) para o dia inteiro e o trilho começa do outro lado da estrada.

Este trilho está apropriado para:

✓ Distância: cerca de 10 km ida e volta.

✓ Tempo: a maioria das pessoas leva quatro a cinco horas a fazer os dois percursos.

✓ Pessoas com preparação média alta.

✓ Caminho está bem marcado com os T vermelhos

A primeira parte do trilho é bastante fácil de realizar e torna-se algo mais difficile ao final. Pelo caminho encontramos rebanhos de ovelhas que controlam a tundra por causa de possíveis fogos e a paisagens é de cortar a respiração. Chegando ao topo, encontramos uma cabana que vende waffles e café (que cheiram muito bem) assim como outras bebidas. Como era de esperar, os preços eram um pouco caros.

Aconselho se não pode passar sem café, leve um termo assim como sandes e frutos secos. A nossa chegada coincidiu com o helicóptero a abastecer a cabana que foi um verdadeiro espetáculo ao vivo. O helicóptero é o que traz os produtos ao bar ja que o sítio não tem acesso por estradas, somente carreiros montanha acima.

Conclusão

Como ganhamos experiência com os erros aconselho: A nao chegar de noite ao próximo lugar de acampada para poderem escolher o melhor lugar para pernoitar. Adorei a minha primeira excursão mal posso esperar pelo o dia seguinte que sera em Pulpit Rock.

Até a proxima :)

Algumas imagens da excursão

Não existe nada melhor que dividir sua vida, seu conhecimento, seu sorriso e suas aventuras.

Comments


maria insta_edited
IMG_0703_edited
IMG_0920
caminhos de btt
IMG_9677
Bemvindos!

Olá! Eu sou Zezinha. Mulher forte de espírito e uma feliz avó de dois meninos lindos. Adoro viajar, conversa, partilhar tudo o que eu acho interessante e estou casada com o meu próprio Indiana Jones, António. A minha paixão é a vida e o meu lema: Nunca é tarde demais!

 

Queres ser o primeiro em receber as novidades?

bottom of page